sexta-feira, 22 de abril de 2011

Aprendendo um pouco sobre Temperatura

                             O que é temperatura?

  Temperatura é uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico. Esta definição é análoga a afirmar-se que a temperatura mensura a energia cinética média por grau de liberdade de cada partícula do sistema uma vez consideradas todas as partículas de um sistema em equilíbrio térmico em um certo instante. [1] A rigor, a temperatura é definida apenas para sistemas em equilíbrio térmico.Dentro do formalismo da termodinâmica, que leva em conta apenas grandezas macroscopicamente mensuráveis, a temperatura é, de forma equivalente, definida como a derivada parcial da energia interna U em relação à entropia S para um sistema em equilíbrio termodinâmico

 
  A temperatura não é uma medida de calor, mas a diferença de temperaturas é a responsável pela transferência da energia térmica na forma de calor entre dois ou mais sistemas. Quando dois sistemas estão à mesma temperatura diz-se que estão em equilíbrio térmico e neste caso não há calor. Quando existe uma diferença de temperatura, há calor do sistema em temperatura maior para o sistema em temperatura menor até atingir-se o equilíbrio térmico. Este calor pode dar-se por condução, convecção ou irradiação térmica. As influências precisas da temperatura sobre os sistemas são estudadas pela termodinâmica e esta é uma das principais grandezas intensivas encontradas na área.
A temperatura é medida com termômetros que podem ser calibrados em uma grande variedade de escalas de temperatura. Praticamente em todo o mundo com a exceção dos Estados Unidos, Belize, Mianmar e Libéria, usa-se a escala Celsius para os mais variados fins. Entretanto, em se tratando de trabalhos científicos, é obrigatório o uso da escala Kelvin visto que esta é a única que liga-se de forma direta à energia cinética média por partícula do sistema em estudo e às definições estatística e termodinâmica de temperatura, sendo por razões óbvias denominada escala natural ou escala absoluta de temperaturas.

                        O que é um termômetro?

  A palavra termômetro origina-se do grego thermo que significa quente e metro que significa medida. Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede temperatura.
A construção de um termômetro está baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo e a resistência elétrica de condutores metálicos entre outras grandezas.
Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, podernos medir seu valor.

  Contudo, é preciso cuidar de escolher termômetros próprios para que se consiga atingir os objetivos, pois a massa do termômetro deve ser bem menor que a massa do objeto cuja temperatura queremos medir, caso contrário o termômetro poderá alterar a temperatura do corpo, como por exemplo, um termômetro comum e uma gota de água.

sentidos, mas além de imprecisa, já que a sensação térmica varia de pessoa para pessoa, o nosso sentido associado não é um termômetro, não sendo portanto sensível à temperatura, e sim ao calor. O difundido procedimento de olhar se alguém encontra-se com febre tocando-lhe a testa com a mão é fisicamente incorreto.
 

                  Conversão de Escalas de Temperatura               
             Abaixo, algumas fórmulas de conversão das diferentes escalas de temperatura utilizadas:
 
 Kelvin
Grau Celsius (°C)
Grau Fahrenheit (°F)
Grau Rankine (°Ra)
Grau Réaumur (°Ré)
Grau Rømer (°Rø)
Grau Newton (°N)
Grau Delisle (°D)
Kelvin (K)K = KK = C + 273,15K = (F + 459,67) K = RaK = Ré + 273,15K = (Rø - 7,5) + 273,15K = N + 273,15K = 373,15 - D
Grau Celsius (°C)C = K − 273,15C = CC = (F - 32) C = (Ra - 491,67) C = Ré C = (Rø - 7,5) C = N C = 100 - D
Grau Fahrenheit (°F)F = K - 459,67F = C + 32F = FF = Ra − 459,67F = Ré + 32F = (Rø - 7,5) + 32F = N + 32F = 121 - D
Grau Rankine (°Ra)Ra = K Ra = (C + 273,15) Ra = F + 459,67Ra = RaRa = Ré + 491,67Ra = (Rø - 7,5) + 491,67Ra = N + 491,67Ra = 171,67 - D
Grau Réaumur (°Ré)Re = (K − 273,15) Ré = C Ré = (F - 32) Ré = (Ra - 491,67) Re = ReRé = (Rø - 7,5) Ré = N Ré = 80 - D
Grau Rømer (°Rø)Rø =(K - 273,15) +7,5Rø = C +7,5Rø = (F - 32) +7,5Rø = Ra - 491,67 +7,5Rø = Ré +7,5Ro = RoRø = N +7,5Rø = 60 - D
Grau Newton (°N)N = (K - 273,15) N = C N = (F - 32) N = (Ra - 491,67) N = Ré N = (Rø - 7,5) N = NN = 33 - D
Grau Delisle (°D)D = (373,15 - K) D = (100 - C) D = (121 - F) D = (671,67 - Ra) D = (80 - Ré) D = (60 - Rø) D = (33 - N) D = D
 
 
Temperatura Negativa
 
 
No sentido macroscópico, relevante à maior parte das pessoas, a temperatura negativa ocorre quando a temperatura é menor do que zero na escala em consideração. Por exemplo, a temperatura de 100 K é equivalente a -173,15 °C, uma temperatura negativa na escala célsius, a mais usada, portanto. A temperatura de sistemas macroscópicos pode ter valores negativos nas escalas onde o zero da escala em uso corresponda a uma temperatura superior ao zero kelvin. Em princípio temperaturas negativas quando considerada a escala kelvin são impossíveis.
 
 
Bem pessoal espero que tenham gostado desse pequeno resumo  e tenham conceguido intender melhor o que é temperatura,um abraço e até aproxima! 




                

  Muitos acham que uma maneira bem imediata de estimar-se a temperatura é através dos nossos

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Escolhas

               Altos e baixos,chegadas e partidas
                  muitas pedras pelo caminho.
                  Somos o que quisermos ser
                 somos o que conseguimos ser,
             não importa o quanto você já andou
          no caminho errado você pode recomeçar.
          Mais um ciclo se completa,ou estarpor vir.
                                 Escolha!
               Escolha ter um projeto de vida,
     escolha estar no controle de seu presente e futuro.
     O passado é a única coisa que não se pode mudar.
                Escolha fazer a sua própria sorte,
         querer trasformar a possibilidade em realidade,
               escolha expandir sua capacidade.
            Você ficará mais forte diante da vida,
                     escolha insistir,perseguir.
         Escolha descobrir o que você tem de melhor,
        isso servirá de auxílio durante as adversidades.
       Escolha vencer sem deixar pra trás seus valores
 caso contrário,mais cedo ou mais tarde você se arrependerá.
                       Escolha dizer obrigado,
          demonstrando gratidão você conseguirá aliados.
           Escolha ter paixão e  entusiasmo em  tudo isso fará
               de você um ser humano excepcional.
       Escolha chegar ao final da batalha com a consciência do
                                dever cumprido. 
      O sentimento de auto realização é a melhor recompensa
VOCÊ É,ESSENCIALMENTE,FRUTO DE SUAS ESCOLHAS.
        ENTÃO ESCOLHA SER O MELHOR QUE PUDER!
                                                                 
                      http://www.cidadedocérebro.com.br/