sexta-feira, 22 de abril de 2011

Aprendendo um pouco sobre Temperatura

                             O que é temperatura?

  Temperatura é uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico. Esta definição é análoga a afirmar-se que a temperatura mensura a energia cinética média por grau de liberdade de cada partícula do sistema uma vez consideradas todas as partículas de um sistema em equilíbrio térmico em um certo instante. [1] A rigor, a temperatura é definida apenas para sistemas em equilíbrio térmico.Dentro do formalismo da termodinâmica, que leva em conta apenas grandezas macroscopicamente mensuráveis, a temperatura é, de forma equivalente, definida como a derivada parcial da energia interna U em relação à entropia S para um sistema em equilíbrio termodinâmico

 
  A temperatura não é uma medida de calor, mas a diferença de temperaturas é a responsável pela transferência da energia térmica na forma de calor entre dois ou mais sistemas. Quando dois sistemas estão à mesma temperatura diz-se que estão em equilíbrio térmico e neste caso não há calor. Quando existe uma diferença de temperatura, há calor do sistema em temperatura maior para o sistema em temperatura menor até atingir-se o equilíbrio térmico. Este calor pode dar-se por condução, convecção ou irradiação térmica. As influências precisas da temperatura sobre os sistemas são estudadas pela termodinâmica e esta é uma das principais grandezas intensivas encontradas na área.
A temperatura é medida com termômetros que podem ser calibrados em uma grande variedade de escalas de temperatura. Praticamente em todo o mundo com a exceção dos Estados Unidos, Belize, Mianmar e Libéria, usa-se a escala Celsius para os mais variados fins. Entretanto, em se tratando de trabalhos científicos, é obrigatório o uso da escala Kelvin visto que esta é a única que liga-se de forma direta à energia cinética média por partícula do sistema em estudo e às definições estatística e termodinâmica de temperatura, sendo por razões óbvias denominada escala natural ou escala absoluta de temperaturas.

                        O que é um termômetro?

  A palavra termômetro origina-se do grego thermo que significa quente e metro que significa medida. Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede temperatura.
A construção de um termômetro está baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo e a resistência elétrica de condutores metálicos entre outras grandezas.
Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, podernos medir seu valor.

  Contudo, é preciso cuidar de escolher termômetros próprios para que se consiga atingir os objetivos, pois a massa do termômetro deve ser bem menor que a massa do objeto cuja temperatura queremos medir, caso contrário o termômetro poderá alterar a temperatura do corpo, como por exemplo, um termômetro comum e uma gota de água.

sentidos, mas além de imprecisa, já que a sensação térmica varia de pessoa para pessoa, o nosso sentido associado não é um termômetro, não sendo portanto sensível à temperatura, e sim ao calor. O difundido procedimento de olhar se alguém encontra-se com febre tocando-lhe a testa com a mão é fisicamente incorreto.
 

                  Conversão de Escalas de Temperatura               
             Abaixo, algumas fórmulas de conversão das diferentes escalas de temperatura utilizadas:
 
 Kelvin
Grau Celsius (°C)
Grau Fahrenheit (°F)
Grau Rankine (°Ra)
Grau Réaumur (°Ré)
Grau Rømer (°Rø)
Grau Newton (°N)
Grau Delisle (°D)
Kelvin (K)K = KK = C + 273,15K = (F + 459,67) K = RaK = Ré + 273,15K = (Rø - 7,5) + 273,15K = N + 273,15K = 373,15 - D
Grau Celsius (°C)C = K − 273,15C = CC = (F - 32) C = (Ra - 491,67) C = Ré C = (Rø - 7,5) C = N C = 100 - D
Grau Fahrenheit (°F)F = K - 459,67F = C + 32F = FF = Ra − 459,67F = Ré + 32F = (Rø - 7,5) + 32F = N + 32F = 121 - D
Grau Rankine (°Ra)Ra = K Ra = (C + 273,15) Ra = F + 459,67Ra = RaRa = Ré + 491,67Ra = (Rø - 7,5) + 491,67Ra = N + 491,67Ra = 171,67 - D
Grau Réaumur (°Ré)Re = (K − 273,15) Ré = C Ré = (F - 32) Ré = (Ra - 491,67) Re = ReRé = (Rø - 7,5) Ré = N Ré = 80 - D
Grau Rømer (°Rø)Rø =(K - 273,15) +7,5Rø = C +7,5Rø = (F - 32) +7,5Rø = Ra - 491,67 +7,5Rø = Ré +7,5Ro = RoRø = N +7,5Rø = 60 - D
Grau Newton (°N)N = (K - 273,15) N = C N = (F - 32) N = (Ra - 491,67) N = Ré N = (Rø - 7,5) N = NN = 33 - D
Grau Delisle (°D)D = (373,15 - K) D = (100 - C) D = (121 - F) D = (671,67 - Ra) D = (80 - Ré) D = (60 - Rø) D = (33 - N) D = D
 
 
Temperatura Negativa
 
 
No sentido macroscópico, relevante à maior parte das pessoas, a temperatura negativa ocorre quando a temperatura é menor do que zero na escala em consideração. Por exemplo, a temperatura de 100 K é equivalente a -173,15 °C, uma temperatura negativa na escala célsius, a mais usada, portanto. A temperatura de sistemas macroscópicos pode ter valores negativos nas escalas onde o zero da escala em uso corresponda a uma temperatura superior ao zero kelvin. Em princípio temperaturas negativas quando considerada a escala kelvin são impossíveis.
 
 
Bem pessoal espero que tenham gostado desse pequeno resumo  e tenham conceguido intender melhor o que é temperatura,um abraço e até aproxima! 




                

  Muitos acham que uma maneira bem imediata de estimar-se a temperatura é através dos nossos

Nenhum comentário:

Postar um comentário